Saturday, April 26, 2014

Dia 26 - de Castro a São Paulo, a última etapa da viagem

Castro foi o primeiro município do Paraná, era caminho dos tropeiros que iam de Viamão a Sorocaba. A cidade ainda guarda alguns traços desta época e tem o museu do tropeiro. A cidade é muito simpática e arrumada. A praça principal tem lojas, cafés, lojas de doces e o hotel. Pose-se ver também casarões bem antigos.
Abastecemos as motos e partimos em direção à São Paulo. Desta vez a estrada parecia bem melhor e mais vazia que no dia anterior, a viagem rendeu bem mas, no meio do caminho um urubu estava andando na pista, todos diminuimos a velocidade para não atropelar a ave e eis que ela decola em direção da moto do Marcelo. Foi por um triz que não vimos um acidente que poderia ter sido grave, hummm será que era o prenúncio de algo? Urubu assim escolhendo o alvo, não sei não.
Seguimos nosso caminho e abastecemos em Capão Bonito, um pouco mais adiante o Fernando seguiu em direção à Itapetininga e o restante do grupo foi da Fernão Dias em direção à Castelo Branco. A viagem havia rendido bem, era cedo ainda e deveríamos cumprir os 200 últimos kilometros rapidamente quando então dei por falta do Marcelo que vinha mais atrás. Paramos e ligamos para o Marcelo que nos disse que seu pneu traseiro havia furado e esvaziado. Em nossas viagens, nunca vi um pneu furado sequer e desta vez este já era o terceiro da viagem, este último certamente por conta do urubu rs rs. Tentamos reparar o pneu com um restinho de Tyre Repair que eu ainda tinha, mas não resolveu. Tentamos também com o compressor e nada. Já estávamos ligando para a seguradora do Marcelo para providenciar uma plataforma para deslocar a moto quando apareceu o carro plataforma da concessionária da estrada e levou a moto para o borracheiro mais próximo. Quando lá chegamos o borracheiro disse que poderia arrumar o pneu desde que tirássemos e recolocássemos a roda pois ele não sabia. Ok, nos propusemos a tirar e recolocar a roda. Quando o pneu foi desmontado a câmara estava bem rasgada, não dava para arrumar. O borracheiro ligou para um fornecedor que coincidentemente estava por perto e trouxe a câmara nova, sorte, muita sorte encontrar a câmara, acho que não foi obra do urubu afinal. Depois de um dedo meu prensado e dolorido conseguimos recolocar a roda com o pneu consertado. Pronto, conseguimos superar o que seria a última e involuntária "trapalhada" da viagem. Seguimos nosso roteiro e almoçamos um lanche, já tarde, no primeiro posto que encontramos na Castelo.
A pista estava boa e livre e logo cumprimos os últimos 140 km. Chegamos todos bem, felizes e realizados por termos vivido mais esta experiência  sobre duas rodas. Foi tudo muito bem, as coisas que vimos e vivemos, os lugares, as pessoas que conhecemos,  os momentos de confraternização durante as refeições, as gozações, as piadas, o companheirismo nos momentos de necessidade e as amizades que fortalecemos.

Araucárias na praça de Castro

Praça principal de Castro
Saindo do último hotel da viagem