Preparação

Já há algum tempo, desde que voltei da viagem ao Atacama, eu pensava em fazer uma viagem mais curta para conhecer o Uruguai. Quando meu amigo Fernando me comentou sobre os feriados emendados de Páscoa e Tiradentes, em Abril, logo vimos a possibilidade de uma viagem mais curta e logo pensamos em Montevideo. Imediatamente e quase que por instinto (de aventura) nem pensei para responder ao Fernando, antes de eu falar qualquer coisa, acho que já sabíamos que nós dois iríamos. Acertadas as intenções, começamos a pensar na preparação da viagem, roteiro, atrações, hotéis, despesas, etc.

Bem, aqui estou eu novamente fazendo o relato da viagem. Não sei por que me elegeram para escrever mas vamos encarar novamente a tarefa do blog. Registrar tudo, chegar cansado a noite no hotel e postar as atividades do dia para não esquecer, vida dura a de blogueiro ...

Desta vez já não temos tanta preocupação com as motos e seus equipamentos, nem com as coisas pessoais e acessórios como roupas, botas, capacetes, e tantos outros itens. Já tinhamos muitas coisas de viagens anteriores que certamente vamos reaproveitar. Mas sempre surge uma desculpinha para comprar algo novo ou atualizar algo, aquela roupa que já queríamos comprar e que nunca tínhamos coragem agora pode ser viabilizada em função da maior segurança da viagem (dica para explicar para a esposa em casa, segurança acima de tudo).

Se alguém desejar ver uma preparação completa, clique no menu Atacama e veja o site da viagem ao Atacama.

Enquanto tratávamos de ver os participantes do grupo, o Fernando foi fechando as reservas de hotéis em função do roteiro que já havíamos fechado. Foi preciso antecipar as reservas pois haviam dois feriados durante a viagem e a procura por hotéis aumenta muito no Brasil e fronteiras.

Para ajudar na preparação do roteiro e das atrações, usei o Guia América do Sul de Zizo Asnis & Os Viajantes, 7a edição. Ótimo conteúdo, muito boas informações e dicas, vale a pena comprar:

oviajante.uol.com.br 

Depois de conversas e convites, idas e vindas, confirmações e desistências, conseguimos fechar nosso grupo de viajantes.
Somos:

Fernando      com    R1200GS
Ricardo        com    F800GS
Fabiano        com    R1200GS
Marcelo        com    Tiger 800XC
Wlamir (eu)  com    F800GS

Todos experientes em viagens longas de estrada, creio que não teremos problemas para nos entender.

O Fernando tem sido o mais incentivador e o que mais tem feito os trabalhos de preparação.

Desta vez o nosso grupo de amigos se dividiu em duas viagens diferentes em função da disponibilidade de tempo e por preferência de roteiro. Outros 5 amigos irão na mesma época para o sul do Chile para ver os vulcões e lagos andinos:

http://5ridersvolcanos.blogspot.com.br/  

Veja a seguir o roteiro para Montevideo:


O roteiro inclui uma passagem e pernoite por Itapema aonde encontraremos os amigos Sergio e Jackson de Jaraguá do Sul (sim, eles novamente) que conhecemos eu e o Mauro em nossa primeira viagem ao Atacama. Desde então já fizemos duas paradas em Jaraguá do Sul (com direito a churrasco) em outras viagens com grupos distintos. Incrível o tipo de amizade simples e desinteressada que se faz ao viajar de moto, parece que o interesse comum atrai as pessoas.

Temos até um logo para os adesivos e para as camisetas que o Fernando (novamente) irá providenciar. Gentilmente a filha Maura e genro Lucas do Fernando se prontificaram a confeccionar, verdadeiros artistas, ficou muito bom:


Logos, adesivos e camisetas são marcas distintas do nosso amigo David que acabou difundindo este costume entre nós.

Continuamos nossa preparação, apesar de toda a experiência anterior, sempre existem coisas a fazer: seguro carta verde (importante), extensão de seguro para o Uruguai, finalizar reservas de hotéis, fazer revisões nas motos, trocar óleo, pneus, etc.

Preciso criar o perfil de cada um dos viajantes no site da Cardo Community, registrar os dispositivos G9 de cada um, criar o grupo e sincronizar todos os G9 para tornar a comunicação entre todos mais fácil, por comando de voz. A última versão de software do G9 (V.1.6)  já permite usar o idioma Português (do Brasil) o que facilita a pronúncia dos comandos de voz e dos nomes.

Descobrimos que desde 10 de Março de 2014, o Uruguai exige que todos os motociclistas usem o colete reflexivo, teremos que comprar os coletes para não infringir as leis locais e evitar contratempos.

Agora a expectativa só vai aumentando até o momento de partirmos. 

A seguir algumas fotos do que nos espera:
































No comments:

Post a Comment